Descrição

O B2 Atelier de Design foi instituido em 10 de Maio de 1982,
por Salette e José Brandão, na sequência da actividade por conta própria
que vinham a desenvolver desde o princípio dos anos 1960.

Quem somos?

Somos uma equipa constituida por profissionais
de várias gerações, com qualificações universitárias correspondentes aos objectivos sub-entendidos
na procura das soluções necessárias. Dispomos
de instalações modernas, confortáveis e espaçosas, para acomodar, quer os membros da equipa, quer conjuntos de especialistas ou encomendadores,
quando necessário.

O que Fazemos?

Fundamentados numa experiência profissional
de mais de 40 anos, programamos, desenvolvemos, encontramos soluções e asseguramos a implementação de projectos na área do Design Gráfico, Design
de Produto, Ilustração e Multimédia. Garantimos
a melhor qualidade que se pode obter através de equipamentos calibrados que asseguram resultados praticamente iguais à produção industrial ou à visualização digital.

 

Designers

Gerência

Salette Brandão
Sócio & Designer

José Brandão
Sócio, Gerente & Designer

João Brandão
Sócio & Designer

Colaboradores Actuais

Gabriel Godoi
Gestor e Produtor Gráfico

Nasceu no Brasil em 1967. Licenciado na FAUTL em 2012. É colaborador no Atelier B2 desde 1992.

Justine de la Cal
Designer Gráfica

Nasceu em Lisboa em 1969. Tirou o curso de Design Gráfico no AR.CO em 2000.
É colaboradora no Atelier B2 desde 2003.

Susana Brito
Designer Gráfica

Nasceu em Lisboa em 1971. Licenciada na FBAL em 1995. É colaboradora no Atelier B2 desde Dezembro de 1997.

Alexandra Viola
Designer Gráfica

Nasceu em Lisboa em 1983. Licenciada na FAUTL em 2007. É colaboradora no Atelier B2 desde de 2010.

Antigos Colaboradores

Cristina Cascais
Elisabete Rolo
Eugénio Chorão
Joana Ramalho
João Catarino
Luis Castro
Mónica Mendes
Nina Barreiros
Nuno Cardoso
Osvaldo Castanheira
Paula Cardoso
Paulo Falardo
Paulo Ramalho
Sandra Coutinho
Teresa Cabral

José Brandão

José Brandão nasceu em Nova Iorque, Estados Unidos da América, em 1944. É um designer português com atividade desde 1964 e foi docente universitário entre 1970 e 2011.

Formação

Em 1960, ingressou no curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes da Universidade de Lisboa e, em 1964, começou a trabalhar no atelier de Daciano da Costa, onde permaneceu até 1966. Em Paris, trabalhou no atelier de Sylvie Joubert. Em Londres, ingressou no Ravensbourne College of Art and Design como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Entre outros, teve como professor Geoffrey White, um dos signatários do First Things First 1964 manifesto.


Em 1970, obteve o grau de B.A. (Bachelor of Arts) em Design Gráfico, com a classificação final de 1st Class Honours, o que lhe permitiu a creditação como Licenciate pela Society of Industrial Artists and Designers. No ano letivo de 1970-1971, ainda no Ravensbourne College e como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou um estágio pedagógico. Depois de concluir os estudos, manteve-se em Londres exercendo a atividade de designer, tendo colaborado em vários ateliers, entre os quais se destaca os de Keith Cunningham, Douglas Kelly Associates, e para o Imperial Group.

Atividade de designer

Em 1975 regressa a Portugal, onde começou a trabalhar em regime independente, tendo executado vários projetos de design entre os quais se destaca as capas de discos de alguns cantores como José Afonso, Sérgio Godinho, Janita Salomé e Fausto. Ao mesmo tempo, iniciou a colaboração com a editora Perspectivas e Realidades. Data também desta época, a criação da imagem integrada para o Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, colaboração que manteve entre 1975 e 1981. A primeira fase da atividade profissional de José Brandão é marcada pela originalidade das soluções.
Em 1976, foi um dos fundadores da Associação Portuguesa de Designers, onde exerceu diversos cargos na Direcção e na Assembleia Geral.
Em 1982, criou, juntamente com a mulher Salette Brandão, o B2 Atelier de Design, sediado em Lisboa. Nos primeiros tempos de atividade do atelier, ganha relevância a encomenda de uma obra comemorativa dos primeiros 25 anos da Fundação Calouste Gulbenkian considerado também crucial na atividade do atelier. A atividade do B2 é marcada pelas encomendas de clientes que, à semelhança da Fundação Calouste Gulbenkian, se manterão ao longo das décadas seguintes e entre os quais se destaca a Presidência da República, o Ministério da Educação, a Secretaria e o Ministério da Cultura (Teatro Nacional D. Maria II, palácios e museus nacionais, entre outros serviços), a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, a Fundação Luso-Americana, a Fundação Oriente, os CTT Correios de Portugal, a Portugal Telecom, o Banco de Portugal, a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, a Europalia’91, Lisboa 94 e a Expo’98.

Actividade Docente

Foi docente convidado no Hammersmith College of Art and Building em Londres, no ano letivo de 70-71. Após o regresso a Portugal, entre o ano letivo de 76-77 e 1995, foi docente com regência da cadeira nuclear no Curso de Design de Comunicação na Escola Superior de Belas-Artes, em Lisboa, actualmente Faculdade de Belas Artes (FBAUL). A partir de 1995, exerceu a atividade docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA/UTL), primeiro como Professor Auxiliar Convidado e, desde Junho de 2001, como Professor Associado Convidado, até à aposentação em 2011. Em 1989 integrou a “Comissão de especialistas para análise científico-pedagógica da área de Design, de cursos a ministrar em estabelecimentos do ensino superior particular”, criada pelo Ministério de Educação. Em 1996, a convite do Ministro da Educação, integrou o “Grupo interministerial para o Ensino Artístico”. Na qualidade de representante da Licenciatura em Arquitetura de Design, integrou a Comissão Coordenadora de Mestrados. Desde a criação do Mestrado em Design, em 2002, fez parte do Conselho Científico e foi o responsável pela especialização em Design de Comunicação e pelas disciplinas da respetiva área. Quando o Curso de Doutoramento em Design foi criado, em 2005, integrou igualmente o Conselho Científico e assumiu a responsabilidade pela unidade curricular Projeto. Tem sido conferencista e arguente convidado em provas de Mestrado, Doutoramento e outras provas académicas, em diversas instituições de ensino. Durante as quatro décadas em que se dedicou à atividade académica, contribuiu de forma inequívoca para a consolidação do ensino do design em Portugal e foi diretamente responsável pela formação de sucessivas gerações de novos profissionais.

Prémios

· PRÉMIO APOM A MELHOR EXPOSIÇÃO
Atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia à exposição “Sebastião Rodrigues Designer”, comissariada e organizada por José Brandão, na Fundação Calouste Gulbenkian, em 1995.

· PRÉMIOS NACIONAIS DE DESIGN, NA CATEGORIA CARREIRA
Atribuído pelo Centro Português de Design, em 2000.

· PRÉMIO CARREIRA
Atribuído pelo Instituto Politécnico de Tomar, no âmbito do "ARTEK, Simpósio de Design e Artes Gráficas”, em 2009.

· GRAND PRIX DE L’ART PHILATÉLIQUE EUROPÉEN / GRANDE PRÉMIO DA ARTE FILATÉLICA EUROPEIA
Atribuído pela Presidência da República Francesa, em 2009.

· PRÉMIO DISTINÇÃO POR MÉRITO
Atribuído pela Universidade Técnica de Lisboa, em 2010

Distinção

· EMISSÃO FILATÉLICA “EUROPA”
Escolha do cartaz “Festival Internacional de Teatro” para integrar a emissão filatélica de quatro selos subordinados ao tema “A Arte do Cartaz”, conforme a escolha das Administrações Postais Europeias integradas na União Postal Universal para as emissões “Europa”, em 1993.

Condecoração

Agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 2006.







Salette Aranda Brandão

Salette Aranda Brandão, nasceu em Lisboa em 1952.
É designer com actividade desde 1975 e foi docente universitária entre 1976 e 2013.

Formação

Entre 1966 e 1971 frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio. No ano lectivo 1970-1971 frequentou o 1º Ano da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Estudou Three Dimensional Design (Furniture) no Ravensbourne College of Art and Design em Londres entre 1971 e 1975, com bolsa de Estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, obtendo os diplomas BA Honours do Council for National Academic Awards e LSIA, Licenciate of the Society of Industrial Artists and Designers (Industrial Design, Engeneering). Em 1984 obteve a equivalência a Licenciatura em Design de Equipamento concedida pelo Ministério da Educação.

Cama para Crianças

Atividade de designer

Em 1975 começou a trabalhar em Portugal em regime independente tendo projectado design de equipamento para os CTT e empresas de mobiliário. Em 1976 foi uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Designers, tendo feito parte da direcção durante 10 anos não consecutivos. Em 1982, criou juntamente com o seu marido José Brandão, o B2 Atelier de Design, sediado em Lisboa. Tem desde então, desenvolvido inúmeros trabalhos nas áreas de design de equipamento, design de produtos e design gráfico. Premiada no concurso “Casas de Banho 88 – Prémio Oliva” com projectos de torneiras e equipamento de casa de banho. Tem participado e colaborado em diversas exposições em Portugal e no estrangeiro.

Actividade Docente

Foi docente, entre 1976 é 1995, no Curso de Design de Equipamento na Escola Superior de Belas-Artes em Lisboa, desde 1992 integrada na Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes (FBAUL). Fez parte do Conselho Directivo em 1979-80 e em 1993-1995, assumindo também a coordenação Erasmus no último mandato. Entre 1986 e 1996 colaborou com o ICEP, centros de formação profissional e empresas na realização do Concurso Jovem Designer, destinado a estudantes de design, tendo tomado a seu cargo a edição de 1993 e colaborado na organização das exposições dos alunos premiados no Concurso Jovem Designer.

Em 1991-1992 orientou estágios de pós-graduados "Designers para a Indústria" como consultora do Centro Português de Design. A partir de 1995, exerceu a atividade docente na Faculdade de Arquitectura (FA/UTL), como Professora Auxiliar Convidada até à aposentação em 2013. Exerceu funções docentes e de coordenação de ano na área do projecto da Licenciatura em Design assim como no mestrado em Design de Comunicação. Foi arguente convidada em diversas provas de mestrado em design, no Porto e em Lisboa. A partir de 2007 até 2013 foi Coordenadora do Centro Oficinal de Prototipagem – Oficinas da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

João Brandão

João Brandão, nasceu em Lisboa em 1977. É designer e leciona Design Gráfico, Design de Comunicação e Design Multimédia desde 1999. É Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e sócio do B2 Atelier de Design.

É licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e doutorado em Design pela Faculdade de Arquitectura, onde desenvolve investigação na área do Motion Graphics. Os seus estudos foram complementados pela frequência de diversos cursos nas áreas da informática, design gráfico, desenho, fotografia, tipografia e caligrafia.
Em 2012 criou a aplicação Calligraphy Practice para iPad, e registra duas patentes para proteger a propriedade intelectual da mesma. Como designer desenvolveu livros para artistas como: Miguel Branco, Manuel Amado, Pedro Calapez, Jorge Nesbitt, Tereza Seabra e Jorge Martins. Na área dos projectos multimédia destacam-se diversos projectos tais como anúncios de publicidade institucional para Fundação Calouste Gulbenkian e Câmara Municipal de Lisboa, sites para a Comissão Nacional UNESCO, IPRI e Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão.

Website