Tribunal de Contas, 2018

copos para ovo quente, 2018

Olarias, 2018

para chá, 2018

Jarras em olaria, 2017

Inovação na e pela Escola, 2017

800 anos Fundação da Ordem dos Dominicanos, 2017

Cronologia Gráfica de História da Civilização, 2017

Educação Superior em Portugal, 2017

300 Anos da Biblioteca Joanina, 2017

Jogo Comprimentos e Áreas, 2016

Catálogo Belas Artes da Academia, 2016

FLAD, 2016

Exposição Belas Artes da Academia, 2016

50 Revistas RI, 2016

jarras em olaria, 2016

Calçadas de portugal, 2016

Calçada Portuguesa, 2016

Educação e Desenvolvimento, 2015

Centenário da Revista Orpheu , 2015

KKR, Investimentos e Participações SGPS, 2015

Do Mar Oceano ao Mar Português, 2015

Mar Português, 2015

Sinalização da Fundação Gulbenkian, 2014

50º Aniversário do Aeroporto da Madeira, 2014

D.Frei Bartolomeu dos Mártires, 2014

My Web Art, 2014

40 anos 25 de Abril, 2014

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2014

Study in Portugal Network, 2014

Santos e Beatos de Portugal, 2014

Aristides de Sousa Mendes, 2013

Ourivesaria Arcaica em Portugal, 2013

Bicentenário do Nascimento de Wagner e Verdi, 2013

Centro de Coordenação Cultural de Viseu, 2013

Ourivesaria Arcaica em Portugal, 2013

Expresso XL, 2013

Alegria-Matta-Alegria, 2012

1º Salão dos Humoristas, 2012

Por Amor à Arte, 2012

Congresso Europeu do Património, 2012

Calligraphy Practice, 2012

Vieira da Silva agora, 2012

Arqueologia em Portugal, 2011

Centenário Arquivo Nacional Torre do Tombo, 2011

Uma História da Arqueologia Portuguesa, 2011

25 Anos de Aquisições e Doações, 2011

A 1ª República Portuguesa, 2010

Agenda Ano Internacional das Florestas, 2010

Alma Africana, 2009

Agenda Ano Internacional da Biodiversidade, 2009

Darwin Bicentenário do Nascimento, 2009

Cavalo Lusitano, 2009

A Herança Africana em Portugal, 2009

A Herança das Américas em Portugal, 2007

CAM, 2007

Programas de Ciência, 2007

Contas com História, 2007

A Herança das Américas, 2007

Relatório Anual BPG, 2006

50 anos Fundação Calouste Gulbenkian, 2006

A Herança Romana em Portugal, 2006

Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanis..., 2006

Mozart 250 Anos do Nascimento, 2006

A Herança Filipina em Portugal, 2005

Aneis, 2004

Thesaurus: Vocabulário de Objectos do Culto Cat..., 2004

Alcalar 7: Estudo e Reabilitação de um Monument..., 2004

Revista RI, 2004

IPRI, 2004

Vinicola Lusitana, 2004

A ARTE DO CARTAZ, 2003

Rótulos para vinho , 2003

Design em Portugal, 2003

A Mais Dilatada Vista do Mundo, 2002

J. Andrade Antiguidades, 2002

Jorge Welsh, 2002

Embalagens Vinhos, 2002

Daciano da Costa, Designer, 2001

Guia do Museu, 2001

Olarias, 2000

Ministério da Educação, 2000

História dos Animais e Árvores do Maranhão , 2000

At the Edge: a Portuguese Futurist, Amadeo de S..., 1999

AIDFM, 1999

Sinalização do Instituto de Microcirurgia Ocular, 1999

Instituto Cardiovascular de Lisboa, 1998

D. Fernando II e Glória, 1998

Ourivesaria, 1998

Instituto de Microcirurgia Ocular, 1998

Sinalização Instituto Cardiovascular de Lisboa, 1998

Bule Tiago, 1998

Jogos Matemáticos Tio Papel , 1997

Sinalização do Governo Civil de Lisboa, 1997

Caixa e Jarra João & Justine, 1997

Lalique: Jóias, 1997

Tapetes, 1997

Rad X 100, 1997

100 anos do Cinema, 1996

O Mundo de Ruben A., 1996

Faculdade de Medicina UL, 1996

O Cinema Português Nunca Existiu, 1996

CTT – Correios de Portugal, 1995

FRESS, 1994

Fundação Pro Dignitate, 1994

Faculdade de Medicina UL, 1994

Tio Papel, 1994

Dançaram em Lisboa 1900-1904, 1994

Instituto Vascular de Lisboa, 1994

Tampas para contentor, 1993

Teatro Nacional de São Carlos, 1992

Festival Internacional de Teatro, 1991

Teatro Nacional D. Maria II, 1990

Na rota dos navegadores portugueses, 1990

Cartão de Boas Festas FCG, 1989

Embalagens para líquidos , 1989

Portugal na Abertura do Mundo, 1989

Para Casa de Banho, 1988

Fundação Oriente, 1988

Apartados, 1988

Queda e Ascensão da Estética Clássica, 1987

Embalagens, 1986

Agenda Lalique, 1985

Fundação Calouste Gulbenkian / 1956-1981, 25 anos, 1983

Mobiliário Aranda , 1983

Por este Rio Acima, 1982

B2 Atelier de Design, 1982

INESC, 1980

Kilas o Mau da Fita, 1980

Mobiliáro Gamstyl, 1980

Ninguém, 1979

Óculos para ver cinema em 3D , 1978

Mesa de pinho, 1977

Mesa de jardim, 1977

O Triunfo dos Porcos, 1976

Talher Corticeiro, 1976

Coro dos Tribunais, 1975

Festival Intermacional de Cinema, 1975

Torneiras esmaltadas, 1975

Cama de Criança, 1975

Chávena, 1974

Tribunal de Contas, 2018

CLIENTE: Tribunal de Contas

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

A nova realidade da comunicação e as exigências dos cidadãos justificaram a necessidade do Tribunal de Contas criar uma nova imagem, que facilitasse o reconhecimento da organização pelos diferentes públicos nacionais e internacionais.
Trata-se de uma imagem que pretende transmitir uma identificação clara e imediata da instituição, como órgão de soberania, diferenciando-o dos demais.
A sigla TC é um elemento simples, mas forte e firme, que pretende transmitir valores de solidez, credibilidade como pilar e base desta instituição.
O logótipo é a representação gráfica da designação TRIBUNAL DE CONTAS, com destaque na palavra CONTAS, com uma letra moderna, que proporciona uma boa organização visual, transmitindo a ideia de equilíbrio, segurança e força ao logótipo.
A composição inerente dos dois elementos resulta numa identidade visual unificada, que se pretende de rigor, imparcialidade e integridade, caracterísiticos desta instituição.

copos para ovo quente, 2018

FORMATO: diam55mm x 40mm

PRODUÇÃO: 50 exemplares

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Peças em faiança executadas a partir de dois moldes e pintadas à mão.
Assinadas
SAL
ETTE

Olarias, 2018

CLIENTE: vários

PRODUÇÃO: peças únicas

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: SaletteBrandão


Resumo

Tinteiros para caligrafia, saboneteiras, tigelas, jarras e jarros
em olaria, pintados à mão.

para chá, 2018

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Feitos com duas rodas de oleiro estes modelos resultam com atitude.

Jarras em olaria, 2017

FORMATO: vários

PRODUÇÃO: peças únicas

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Execução e pintura de peças únicas assinadas Salette 2017, executadas nos ateliers de Ana Maló, Cecile Mestelan e Faculdade de Arquitectura,UL com a companhia de Isa Sardinha.

Inovação na e pela Escola, 2017

CLIENTE: Fundação Calouste Gulbenkian

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Alexandra Viola


Resumo

Conferência Internacional de Educação, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, e abordou questões relacionadas com a criatividade e a inovação, o impacto das novas tecnologias e as novas formas de pensar o paradigma do ensino.

800 anos Fundação da Ordem dos Dominicanos, 2017

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

Emissão filatélica sobre os 800 anos Fundação da Ordem dos Dominicanos, composta por selo, bloco, envelopes de 1.º dia e carimbo.

Cronologia Gráfica de História da Civilização, 2017

CLIENTE: Natália Correia Guedes / Partex

FORMATO: 35 x 50 cm

PRODUÇÃO: Fine Paper / Prodigit

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Alexandra Viola


Resumo

Esta edição fac-similar trata-se da reprodução de dois Gráficos Cronológicos, obra de Joaquim Manuel da Silva Correia (Caldas da Rainha, 1910-Lisboa, 1980), realizada nos anos 40-50 do século passado.
As páginas desdobráveis desta compilação da história exibem uma cronologia que contempla cinco mil anos de civilização, com mapas de apoio.
O fluir da história é sugerido através duma progressão vertical. Os sítios históricos estão mencionados em linhas horizontais para uma fácil correspondência entre o tempo e o espaço.

Educação Superior em Portugal, 2017

CLIENTE: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu

FORMATO: 19 x 24,5 cm

PRODUÇÃO: ACD Print, S.A.

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

300 Anos da Biblioteca Joanina, 2017

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Alexandra Viola


Resumo

Emissão filatélica que celebra os trezentos anos da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (património cultural e arquitetónico de Portugal) construída entre os anos de 1717 e 1728.
Esta emissão mostra-nos diversos pormenores desta biblioteca, como um dos expoentes do barroco português e considerada a «biblioteca mais bela do mundo».
Esta emissão é composta por dois selos: um com o valor facial de 0,50€ e outro com o valor facial de 1,00€.

Formato: 80 X 30,6 mm

Jogo Comprimentos e Áreas, 2016

CLIENTE: Tio Papel

FORMATO: 13.5 x 10.5 x 2 cm

PRODUÇÃO: Ocyan

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Este é o 17º jogo matemático da autoria de Francisco Aranda editado e comercializado com a marca Tio Papel através de www.tiopapel.com

A caixa inclui duas séries de 18 cartas cada uma para medir comprimentos e outra para as áreas, assim como instruções e soluções.

Este jogo foi altamente testado em escolas e é adequado para crianças de idades superiores a 5 anos.
O formato das cartas é adequado a crianças da pré primária,

Catálogo Belas Artes da Academia, 2016

CLIENTE: Academia Nacional de Belas Artes

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Alexandra Viola


Resumo

Catálogo elaborado para a exposição "Belas Artes da Academia, Uma Colecção Desconhecida", exibida na Galeria de Pintura do Rei D. Luís do Palácio Nacional da Ajuda, por ocasião do 180º aniversário da Academia.

FLAD, 2016

CLIENTE: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Teresa Olazabal Cabral


Resumo

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento foi criada em 1985, para a qual se fez na altura um estudo para a imagem visual desta recém criada Fundação. O conceito principal desde o princípio foi criar um logótipo em que o seu nome fosse imediatamente legível, visto que se tratava de uma nova instituição.
Mais tarde, em 2000, foi pedida uma renovação da imagem com o intuito de afirmar a condição de instituição portuguesa. Foram então realizados novos estudos, com novas cores (o verde e vermelho actuais) e uma clara afirmação do nome Fundação Luso-Americana, sem a sua designação completa. A questão do nome desta Fundação existir em duas línguas, português e inglês, implicou sempre um cuidado especial para que o reconhecimento do logo fosse inquestionável em qualquer uma delas.
Em 2016, já como instituição consolidada, a Fundação sentiu necessidade de um novo redesign.
Manteve-se a mesma fonte tipográfica, de forma a não perder a sua personalidade, mudando subtilmente a composição dos elementos que a caracterizam, para a sua designação completa, anteriormente omitida.  A intenção foi renovar o que existe e não mudar completamente o logotipo, sem perder sua história.

Exposição Belas Artes da Academia, 2016

CLIENTE: Academia Nacional de Belas Artes

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: josé Brandão e Alexandra Viola


Resumo

Material executado para a exposição "Belas Artes da Academia, Uma Colecção Desconhecida", exibida na Galeria de Pintura do Rei D. Luís do Palácio Nacional da Ajuda, por ocasião do 180º aniversário da Academia.

50 Revistas RI, 2016

CLIENTE: IPRI

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: João Brandão e Alexandra Viola


Resumo

Exposição dos 50 números publicados da revista Relações Internacionais (RI), do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa. Esta publicação teve a sua primeira edição em 2004, publicada trimestralmente de forma ininterrupta.
Aborda as áreas da política internacional, a história, a estratégia, a segurança e defesa, a política comparada, a economia e o direito internacional

jarras em olaria, 2016

PRODUÇÃO: peças únicas

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Calçadas de portugal, 2016

CLIENTE: Cliente CTT – Correios de Portugal

FORMATO: 24 x 24 cm

PRODUÇÃO: ACDPrint

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão, Susana Brito e Alexandra Viola


Resumo

Livro da colecção do Clube do Colecionador dos Correios, com autoria de Ana Cannas da Silva. Inclui uma emissão filatélica composta por 4 selos e um bloco alusivos ao mesmo tema.
A “Calçada Portuguesa – Simetria Passo a Passo”, fala-nos da simetria das calçadas, numa linguagem própria da matemática como arte de pensar.

Calçada Portuguesa, 2016

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: josé Brandão e Susana Brito


Resumo

Emissão filatélica sobre a Calçada Portuguesa, composta por quatro selos, bloco, envelopes de 1.º dia e carimbos.

Educação e Desenvolvimento, 2015

CLIENTE: Fundação Calouste Gulbenkian

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Alexandra Viola


Resumo

Conferência Internacional organizada pelo Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações da Fundação Calouste Gulbenkian, subordinada ao tema “Educação e Desenvolvimento – Escola e Sociedade”.

Centenário da Revista Orpheu , 2015

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

Emissão filatélica sobre o Centenário da Revista Orpheu, composta por 2 selos, bloco, envelopes de 1.º dia e carimbo.

KKR, Investimentos e Participações SGPS, 2015

CLIENTE: KKR, Investimentos e Participações SGPS

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Do Mar Oceano ao Mar Português, 2015

CLIENTE: CTT Filatelia

FORMATO: 24 x 24 cm

PRODUÇÃO: Orgal Impressores

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão, Susana Brito e Alexandra Viola


Resumo

Livro da colecção do Clube do Colecionador dos Correios, com 252 páginas. Coordenação Geral Mário Ruivo. Inclui uma emissão filatélica composta por 4 selos e um bloco alusivos ao mesmo tema.

Mar Português, 2015

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: josé Brandão e Susana Brito


Resumo

Emissão filatélica sobre o Mar Português, composta por quatro selos, bloco, envelopes de 1.º dia e carimbos.

Sinalização da Fundação Gulbenkian, 2014

CLIENTE: Fundação Calouste Gulbenkian

PRODUÇÃO: Design Kit 2000/2012 e XCUT 2013/14

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão e José Brandão


Resumo

No ano 2000, foi iniciado o projeto de sinalização das áreas mais utilizadas pelo público tais como entradas e saídas, bengaleiros, instalações sanitárias, zonas de exposições e auditórios incluindo a sinalização de emergência.
Entre 2001 e 2005 foram sinalizadas outras áreas da Sede. No ano 2005 foram desenhadas as primeiras plantas de emergência assim como se iniciou um processo para tornar um «Edifício sem fumo».
Em 2011, foi tratado o estacionamento assim como todas as indicações que tornaram o edifício inclusivo.
Na sequência das obras do grande auditório e salas de ensaio em 2014 foi realizada nova sinalização adequada às circunstâncias.

50º Aniversário do Aeroporto da Madeira, 2014

CLIENTE: Aeroportos da Madeira

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: josé Brandão e Alexandra Viola


Resumo

D.Frei Bartolomeu dos Mártires, 2014

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

PRODUÇÃO: INCM

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

Emissão filatélica comemorativa dos 500 anos de nascimento de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, composta por um selo, um bloco, sobrescritos de 1º dia e carimbos.

My Web Art, 2014

CLIENTE: Bianca Hutin

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: João Brandão e Alexandra Viola


Resumo

My Web'Art é um ponto de encontro on-line para admiradores de arte, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer lugar do mundo, melhorando a experiência de descobrir obras de arte na Internet através de um portal web sofisticado.

A ideia é apresentar obras de arte de alta qualidade. Na plataforma estão trabalhos de artistas reconhecidos, mas também de jovens talentosos, trabalhando de forma independente ou representados por galerias de arte.

My Web'Art é especializado no campo da arte contemporânea, arte digital e fotografia.

40 anos 25 de Abril, 2014

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

Emissão filatélica comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril, composta por dois selos, bloco, envelopes de 1.º dia e carimbos.

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2014

CLIENTE: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette e José Brandão


Resumo

Renovação da imagem visual concebida pelos mesmos autores da marca de há 20 anos, a propósito da fusão das Universidades de Lisboa (Técnica e Clássica).
Esta última versão simplifica a ideia anterior utilizando um círculo, abandona a utilização de meio tom, e usa o amarelo mais quente para se afirmar e diferenciar da cor de outras Faculdades da mesma Universidade.
Nesta modernização foram utilizadas as fontes Morgan Avec e Mongan Sans de Mário Feliciano.

Study in Portugal Network, 2014

CLIENTE: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: João Brandão e Raquel Calvelas


Resumo

Santos e Beatos de Portugal, 2014

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

FORMATO: 24x24 cm

PRODUÇÃO: Norprint

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

Livro da colecção do Clube do Colecionador dos Correios, com 188 páginas. Autoria de Paulo Mendes Pinto que nos traça um retrato da espiritualidade portuguesa individualizada e reconhecida oficialmente, percorrendo e ilustrando 29 personagens de grande relevo.
Inclui a emissão filatélica de D. Frei Bartolomeu dos Mártires — 500 Anos.

Aristides de Sousa Mendes, 2013

CLIENTE: Edicarte

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Alexandra Viola


Resumo

Exposição comissariada por Francisco Faria Paulino com a participação científica de Irene Pimentel realizou-se no Centro Cultural de Viseu inaugurado num antigo edifício na Rua Direita recuperado pela Câmara Municipal de Viseu.
Esta exposição comunica graficamente a vida de Aristides de Sousa Mendes através de um relato histórico com textos imagens e documentos.

Ourivesaria Arcaica em Portugal, 2013

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

Emissão filatélica composta por 4 selos, um bloco, sobrescritos de 1.º dia e carimbos, por ocasião da publicação do Livro Ourivesaria Arcaica do Clube do Colecionador dos Correios.

Bicentenário do Nascimento de Wagner e Verdi, 2013

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal


Resumo

Emissão comemorativa do bicentenário de nascimento de Giuseppe Verdi e Richard Wagner composta por dois selos, dois blocos, envelopes de 1.º dia e carimbos.

Centro de Coordenação Cultural de Viseu, 2013

CLIENTE: Câmara Municipal de Viseu

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Alexandra Viola


Resumo

Imagem visual e utilização no espaço em Viseu

Ourivesaria Arcaica em Portugal, 2013

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

FORMATO: 24x24 cm

PRODUÇÃO: Norprint

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

Expresso XL, 2013

CLIENTE: Jornal Expresso


Resumo

Alegria-Matta-Alegria, 2012

CLIENTE: Casa da América Latina

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: josé Brandão e Alexandra Viola


Resumo

1º Salão dos Humoristas, 2012

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal


Resumo

Por Amor à Arte, 2012

CLIENTE: Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga

FORMATO: 21x27cm

PRODUÇÃO: Gabriel Godoi e Gráfica Maiadouro

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: JOsé Brandão e Susana Brito


Resumo

A monografia publicada regista a história do grupo, desde a primeira sessão, até à entrega em 2012 da insígnia da Ordem do Infante D. Henrique, pelo presidente da República, por altura da comemoração do centenário da instituição.
O material documental para o livro era relativamente pouco interessante – recortes de jornal, documentos de arquivo, manuscritos com marcas de deterioração e fotografias de pouca qualidade. As imagens foram recuperadas por processos digitais, procurando melhorá‑las dentro dos limites da autenticidade. Da colaboração com as autoras, acordou-se na valorização da história, optando por uma série de documentos em detrimento de meras memórias evocativas. Utilizou-se também uma simbólica gráfica a partir da marca original do grupo, que havia sido desenhado por Raul Lino.

Congresso Europeu do Património, 2012

CLIENTE: Centro Nacional de Cultura

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

O Centro Nacional de Cultura, representa em Portugal a Europa Nostra, e foi responsável pela organização do Congresso Anual, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Foram elaborados vários materiais para o evento, tendo como fundo um padrão inspirado nas abóbadas do Mosteiro, assim como outros elementos iconográficos do mesmo.

Calligraphy Practice, 2012

FORMATO: iOS, iPad

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: João Brandão e Raquel Calvelas


Resumo

Vieira da Silva agora, 2012

CLIENTE: Fundação Arpad Szenes- Vieira da Silva

FORMATO: 23x28cm

PRODUÇÃO: Norprint

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

Arqueologia em Portugal, 2011

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal


Resumo

Centenário Arquivo Nacional Torre do Tombo, 2011

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal


Resumo

Uma História da Arqueologia Portuguesa, 2011

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

FORMATO: 24x24 cm

PRODUÇÃO: Marca AG

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Susana Brito


Resumo

25 Anos de Aquisições e Doações, 2011

CLIENTE: Palácio da Ajuda


Resumo

A 1ª República Portuguesa, 2010

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

FORMATO: 24x24 cm

PRODUÇÃO: Marca AG

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Elisabete Rolo


Resumo

Agenda Ano Internacional das Florestas, 2010

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

FORMATO: 24x24 cmm

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: josé Brandão e Elisabete Rolo


Resumo

Alma Africana, 2009

CLIENTE: Joe Berardo / Câmara Municipal de Lisboa

FORMATO: 22,5x28 cm

PRODUÇÃO: Gabriel Godoi e Textype

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Elisabete Rolo


Resumo

Alma Africana foi uma das exposições
do ciclo sobre arte africana que a Câmara Municipal de Lisboa organizou em 2009 e 2010. Reuniu mais de mil esculturas, máscaras, armas, jóias e outros artigos africanos da colecção de Joe Berardo, expostos em três secções: arqueologia, etnografia e arte contemporânea.
O catálogo é bilingue, apresentando
o texto em inglês (azul) nas páginas pares
e o português (sépia) nas ímpares.
A colecção de Berardo é bastante heterogénea e complexa, com peças
de carácter popular e outras de autores eruditos, cruzando muitas vezes expressões de culturas ancestrais com culturas urbanas contemporâneas.
As figuras escolhidas para a capa (mitologia Nalu, da Guiné) procuram corresponder a esta dupla característica.

Agenda Ano Internacional da Biodiversidade, 2009

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal Coordenação Luiz Duran

FORMATO: 24x24 cm

PRODUÇÃO: Gabriel Godoi e Marca

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Elisabete Rolo


Resumo

A ideia geral de José Brandão foi basear todo o grafismo na construção de silhuetas criadas a partir de elementos biológicos em complementaridade com imagens fotográficas contraditórias.
Cada semana é marcada por um elemento diferente, completado com um pequeno texto relativo à imagem /silhueta.
A capa, a branco, apresenta elementos da biodiversidade em articulação com
o título. Predominam cores na gama dos azuis e verdes, acentuadas por verniz UV sobreposto às imagens.

Darwin Bicentenário do Nascimento, 2009

CLIENTE: ctt – Correios de Portugal

FORMATO: selo 3x4 cm | bloco 9,5x12,5cm | sobrescrito C6 1º Dia 162x114cm

PRODUÇÃO: Cartor

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Elisabete Rolo


Resumo

2009 assinala simultaneamente duzentos anos do nascimento de Charles Robert Darwin e cento e cinquenta anos da publicação da sua obra mestra, A Origem das Espécies. José Brandão foi sempre um grande admirador da obra de Darwin, colaborando assim não só com a comissão científica encarregue da escolha dos temas, como facultando um exemplar fac-similado do livro de 1859, do qual foi seleccionada parte das reproduções escolhidas. São assim utilizados nos selos diversos elementos iconográficos, como um desenho aguarelado de George Richmond, retratando o cientista em 1840, uma assinatura de Darwin recolhida de uma carta, para além da reprodução de diversas espécies. São desenhadas 6 séries de selos, impressas a castanho, preto e cinzento. O bloco reproduzindo pássaros da região amazónica e o retrato feito por Richmond fixou-se numa aguarela de Conrad Martens, apresentando o Beagle fundeado no estreito de Murray, na Terra do Fogo, a ser aclamado pelos nativos.

Cavalo Lusitano, 2009

CLIENTE: ctt – Correios de Portugal

FORMATO: selo 3x4 cm | bloco 9,5x12,5cm


Resumo

Selos premiados com o Grande Prémio da Presidência da República francesa.

A Herança Africana em Portugal, 2009

CLIENTE: ctt – Correios de Portugal

FORMATO: selo 3x4 cm | bloco 9,5x12,5cm


Resumo

A Herança das Américas em Portugal, 2007

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

FORMATO: 24x24 cm

PRODUÇÃO: Textype e Tipografia Peres

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Teresa Olazabal Cabral


Resumo

CAM, 2007

CLIENTE: Fundação Calouste Gulbenkian

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: João Brandão e Raquel Calvelas


Resumo

Programas de Ciência, 2007

CLIENTE: Ministério da Ciência,Tecnologia e Ensino Superior

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Salette Brandão


Resumo

Logotipo para os programas de Ciência criados pelo Ministro José Mariano Gago.
Estes logotipos figuraram em múltiplos anúncios, conferências e impressos relacionados com a divulgação dos programas de Ciência.

Contas com História, 2007

CLIENTE: Tribunal de Contas


Resumo

A Herança das Américas, 2007

CLIENTE: ctt – Correios de Portugal

FORMATO: selos 3x4 cm | blocos 9,5x12,5cm


Resumo

Relatório Anual BPG, 2006

CLIENTE: Banco Português de Gestão

FORMATO: 20x26 cm

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Elisabete Rolo


Resumo

50 anos Fundação Calouste Gulbenkian, 2006

CLIENTE: ctt – Correios de Portugal


Resumo

A Herança Romana em Portugal, 2006

CLIENTE: ctt – Correios de Portugal

FORMATO: selo 3x4 cm | bloco 9,5x12,5cm


Resumo

Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design, 2006

CLIENTE: Faculdade de Arquitectura de Lisboa

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Justine de la Cal


Resumo

Imagem elaborada para o "Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design". Pretende transmitir o envolvimento humana e visionário da investigação, sem esquecer a parte tecnológica da actualidade, e o ambiente arquitectónico, urbanístico e de design, em que este Centro se insere.

Mozart 250 Anos do Nascimento, 2006

CLIENTE: ctt – Correios de Portugal

FORMATO: selo 3x4 cm | bloco 9,5x12,5cm | sobrescrito C6 1º Dia 162x114cm

PRODUÇÃO: Imprensa Nacional Casa da Moeda

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Elisabete Rolo


Resumo

José Brandão sabia da existência
no Palácio Nacional da Ajuda de dois manuscritos de Mozart trazidos
para Portugal pelo rei D. Fernando II.
No bloco um dos documentos é reproduzido na íntegra, acrescido
de um pormenor da litogravura Mozart compondo, sentado a uma espineta, gravada em 1815 por Giovanni António Sasso,
a partir de uma obra de Giovanni
Battista Bosio.

A Herança Filipina em Portugal, 2005

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

FORMATO: 24x24 cm

PRODUÇÃO: Marca AG

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Teresa Olazabal Cabral


Resumo

Aneis, 2004

PRODUÇÃO: Modelos executados em alumínio

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Participação na exposição “Ponto de Encontro” 25 anos de intervenção no Departamento de Joalharia do Ar.Co. Cento de Arte Moderna Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

Thesaurus: Vocabulário de Objectos do Culto Católico, 2004

CLIENTE: Natália Correia Guedes / Fundação da Casa de Bragança

FORMATO: 20x26cm

PRODUÇÃO: textype

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Paulo Falardo


Resumo

Instituições de diversos países organizaram-se para a constituição de um vocabulário quadrilingue de objectos do culto católico, sob coordenação do Ministero per i Beni Culturali e Ambientali (Itália).
A versão portuguesa estava concluída e a Universidade Católica, com o patrocínio da Fundação da Casa de Bragança, decide a publicação em livro.
O livro é organizado em capítulos e subcapítulos, de acordo com a estrutura hierárquica de thesaurus definida pela coordenação italiana. Objecto com características de dicionário, permite duas leituras: uma sequencial, por capítulos; outra por remissão. Organizam-se 4 índices remissivos, em que estes remetem para as várias entradas e não para o número de página.
Sendo um volume referindo objectos litúrgicos, fora do uso comum, decidiu‑se ilustrá-los o mais possível, quer com fotografias originais, quer recorrendo a imagens digitais vindas da instituição italiana, nem sempre de boa resolução, obrigando ao respectivo tratamento.

Alcalar 7: Estudo e Reabilitação de um Monumento Megalítico, 2004

CLIENTE: Instituto Português do Património Arquitectónico

FORMATO: 23x29,7cm

PRODUÇÃO: Textype e Grafiasa

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Elisabete Rolo


Resumo

O chamado monumento 7 da necrópole de Alcalar (Portimão) é um conjunto arqueológico datado do século III a.c. (calcolítico), cujas escavações arqueológicas e intervenções de conservação e restauro se encontravam concluídas desde 2000.
O livro onde se descreve esse trabalho integra a 2.ª série da publicação periódica Cadernos do IPPAR a cujo formato e orientação gráfica geral se subordina.
Reúne os contributos de 16 autores, agrupados em 4 capítulos, referindo o contexto da necrópole, análises arqueológicas diversas, abordagem e descrição exaustiva dos achados, trabalhos de conservação, restauro e projecto de valorização, contexto histórico e definição dos procedimentos de manutenção e divulgação destes monumentos megalíticos. São também fonte de informação essencial imagens várias, gráficos, diagramas, levantamentos topográficos, plantas, cortes e alçados de grande rigor documental.
A edição era completada com uma pasta, contendo o livro, com duas bolsas que guardavam, uma os extratextos, outra a monografia e sinopse da obra, constituída pelo levantamento do monumento em diferentes perspectivas.

Revista RI, 2004

CLIENTE: Instituto Português de Relações Internacionais

FORMATO: 17x24 cm

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

Revista Relações Internacionais (RI), do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (trimestral), que aborda as áreas da política internacional, a história, a estratégia, a segurança e defesa, a política comparada, a economia e o direito internacional

IPRI, 2004

CLIENTE: Instituto Português de Relações Internacionais

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette e José Brandão


Resumo

Vinicola Lusitana, 2004

CLIENTE: Sociedade Vinícola Lusitana

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Design que conserva o cursivo de marca anterior com nova proporção e enquadramento consegue renovar a identidade visual da empresa produtora, especializada em armazenar, engarrafar e exportar vinhos.
O trabalho gráfico implicou múltiplas aplicações tanto nos produtos como em impressos, embalagens e catálogos.

A ARTE DO CARTAZ, 2003

CLIENTE: ctt – Correios de Portugal

FORMATO: selos 3x4 cm | blocos 9,5x12,5cm | sobrescrito C6 1º Dia 162x114cm

PRODUÇÃO: Imprensa Nacional Casa da Moeda

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

Esta série constituiu um desafio à escolha dos exemplos a reproduzir, uma vez que os cartazes são transmissores de uma mensagem, o observador fica sem saber qual é o objecto da homenagem, se o conteúdo evocado no cartaz ou o próprio cartaz em si. Uma vez feita a selecção dos designers dos cartazes (Fred Kradolfer, Sebastião Rodrigues, João Machado e José Brandão), pelo comissário desta série, Luiz Duran, tratava-se de encontrar exemplares que pudessem comunicar sem ambiguidade a homenagem ao cartaz.

Rótulos para vinho , 2003

CLIENTE: Joaquim Peres Ventura

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Rótulos para vinho do Douro, Quinta do Espinho

Design em Portugal, 2003

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

FORMATO: selos 3x4cm | sobrescrito C6 1º Dia 162x114cm

PRODUÇÃO: Lito Maia

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

Por ocasião da Experimenta Design 2003, José Brandão e Daciano da Costa foram convidados pelos CTT para comissariar uma edição de 9 selos de designers industriais portugueses. Peças e autores escolhidos: Carrinho de Chá, Cruz de Carvalho, Altamira (1957); Secretária da linha Cortez, Daciano da Costa, Longra (1962); Estirador JE, José Espinho, Olaio (1970); Cadeira Ozaka, António Garcia, Sousa Braga (1970); Cadeira Sena, Leonor / António Sena da Silva, Olaio e FOC (1973); Cutelaria Gume, Eduardo Afonso Dias, ICEL (1976); Termo, Carlos Rocha, Plásticos do Lena (1982); Nicho Telefónico, Pedro Silva Dias, PT (1998); Torneira Panda, Carlos Aguiar, CIFIAL (1998).
As cores de fundo e as formas geométricas usadas no envelope do 1.º dia e carimbo são uma homenagem à Bauhaus.

A Mais Dilatada Vista do Mundo, 2002

CLIENTE: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses

FORMATO: 23x30cm

PRODUÇÃO: Textype e Printer

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Teresa Olazabal Cabral


Resumo

A colecção da Casa da Ínsua, constituída por 179 mapas desenhados e manuscritos, a maioria dos quais referentes a Mato Grosso, é um dos mais completos conjuntos cartográficos setecentistas relativos àquela capitania, definindo com grande clareza as fronteiras do Brasil daquela época.
A maior parte dos mapas têm o formato ao baixo. Um livro com essa orientação dominante levanta dificuldades de manuseamento, bem como alguns problemas de natureza técnica.
Assim, a obra foi projectada e encadernada ao alto, em 2 partes: a primeira, destinada aos ensaios dos diversos investigadores, é composta ao alto. A segunda apresenta as reproduções das cartas ao baixo.
A estratégia tipográfica usada permite fazer uma abordagem adequada levando à rotação natural do sentido de leitura.

J. Andrade Antiguidades, 2002

CLIENTE: J. Andrade

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette e José Brandão


Resumo

Imagem visual dos antiquários de Lisboa José Mário e João Andrade actualmente com Loja na Rua da Escola Politécnica 39.

Jorge Welsh, 2002

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette e José Brandão


Resumo

Imagem visual de antiquário especializado em porcelanas orientais com lojas em Lisboa e Londres.

Embalagens Vinhos, 2002

CLIENTE: Vinicola Lusitana

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Embalagens de vinho para exportação
Bag in Box 3 L , 5 L e 10 L de vinho de mesa branco e tinto.
Embalagens tetrapak 1 L
caixas de 6 garrafas
Rótulos, contra-rótulos, cápsulas e rolhas

Daciano da Costa, Designer, 2001

CLIENTE: Fundação Calouste Gulbenkian / Serviço de Belas Artes

FORMATO: 25x28cm

PRODUÇÃO: Textype e Printer

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Teresa Olazabal Cabral


Resumo

Em 2001 a Galeria de Exposições Temporárias da FCG reabriu, após remodelação dirigida por Daciano da Costa, com uma exposição retrospectiva da obra do próprio Daciano.
Sendo necessário conceber um catálogo, e dada a proximidade pessoal e profissional com próprio Daciano, este projecto foi desenvolvido com profundo conhecimento de causa.
Foi utilizada uma grelha ortogonal, servindo a diversidade e racionalidade das actividades projectuais de Daciano, revelada subtilmente na abertura de cada um dos ensaios. Toda a “arquitectura de página” está em consonância não só com o período dos anos 60, como com a estética projectual característica do design de Daciano.

Guia do Museu, 2001

CLIENTE: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

FORMATO: 14,5 x 22 cm

PRODUÇÃO: textype

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

O Museu-Escola de Artes Decorativas Portuguesas, da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, criado em 1953, está instalado no Palácio Azurara.
É aí que se encontram expostas cerca de duas mil peças, do século XV ao século XIX, adquiridas com uma persistência e um conhecimento invulgares pelo patrono da Fundação e organizadas em ambientes próprios, de acordo com critérios cronológicos e temáticos onde não é viável introduzir elementos de identificação ou sinaléticas muito proeminentes.
Daqui a necessidade de um guia que oriente a visita e complemente a leitura das peças.
Este guia é, assim, organizado em função do sentido da visita. Era inviável identificar todas as peças de cada sala e, deste modo, seleccionaram-se as mais importantes. As peças são identificadas e acompanhadas de uma descrição sucinta. Foi necessário, nalguns casos, “separar” o texto das imagens, pelo que para garantir o seu reconhecimento foi introduzido junto ao texto uma miniatura da obra referida. O edifício é igualmente apresentado e tratado na sua história e características. Criou-se um objecto que, através de diversas estratégias gráficas (como diagramas, cor, separadores, sinais), orientam e esclarecem o visitante num percurso que implica não só um reconhecimento visual mas também cultural.

Olarias, 2000

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Salette Brandão executou algumas peças em olaria e modelação entre o ano 2000 e 2010, quando dos projectos de design para cerâmica realizados pelos seus alunos nas oficinas da Faculdade de Arquitectura.
Estas são peças únicas, feitas com motivação e gosto pela cerâmica.

Ministério da Educação, 2000

CLIENTE: Ministério da Educação

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Paulo Falardo


Resumo

No ano 2000 surgiu a ideia de dotar vários ministérios do governo de Portugal de uma imagem gráfica própria. É nesse contexto que o então ministro da Educação Guilherme de Oliveira Martins contacta José Brandão por indicação da assessora Teresa Gaspar. O objectivo do projecto era criar uma imagem global fundamentada na relação símbolo /logotipo, na convicção que uma apresentação forte e clara através da palavra teria mais impacto que uma mera imagem simbólica. A versão final usa a linguagem tipográfica de forma expressiva mas sóbria.

História dos Animais e Árvores do Maranhão , 2000

CLIENTE: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses

FORMATO: 23x30 cm

PRODUÇÃO: textype , Gabriel Godoi e Printer

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Mónica Mendes


Resumo

A obra é o códice História dos Animais e Árvores do Maranhão pelo muito Reverendo Padre Frei Christovão de Lisboa, Calificador do Santo Ofício (1624-1627) e encontra-se arquivada no Arquivo Histórico Ultramarino.
A primeira edição de 1967 é um facsimile de má qualidade e pouco ilustrado.
O trabalho de preparação para o projecto e edição passa por definir critérios coerentes, do ponto de vista científico e de comunicação, acerca das descrições textuais, da correspondência entre imagens e referências escritas, bem como identificação de espécies, coerência da nomenclatura, omissões e falhas diversas. Por outro lado, era necessário estruturar todo este material agora organizado, para conferir consistência gráfica à obra publicada, nos seus diversos domínios científicos, históricos e culturais.
Quanto ao manuscrito optou-se pela sua transcrição literal, seguida pela sua conversão em escrita actual trabalhada tipograficamente de forma a diferenciar claramente uma da outra.
A importância deste projecto leva a que seja escolhido como presente do Presidente Jorge Sampaio para o seu homólogo brasileiro, no âmbito da viagem ao Brasil, no ano 2000, por ocasião das comemorações do “achamento” do Brasil.

At the Edge: a Portuguese Futurist, Amadeo de Souza-Cardoso, 1999

CLIENTE: Ministério da Cultura / GRI – Gabinete de Relações Internacionais

FORMATO: 23x30cm

PRODUÇÃO: Textype e Gabriel Godoi

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Paulo Falardo


Resumo

O GRI organizou em finais da década de 90 uma exposição monográfica sobre a obra de Amadeo de Souza-Cardoso.
Esta exposição itinerante foi apresentada na Corcoran Gallery of Art de Washington, em 1999, e no Arts Club of Chicago, em 2000, reposta também na Axa Gallery de Nova Iorque, no mesmo ano.
Souza-Cardoso havia sido um dos artistas presentes na International Exhibition of Modern Art de 1913, primeira exposição de arte moderna nos EUA conhecida por Armory Show. A exposição “At the Edge” pôde complementar o conjunto de obras levado de Portugal com muitas existentes em colecções públicas e privadas americanas. Acentuando o carácter de vanguarda de Amadeo, é proposto o exercício de uma linguagem gráfica expressiva, baseada em elementos da pintura do autor, em diversas escalas, pormenores e posições, em diálogo com o discurso gráfico tradicional. O catálogo resulta numa obra inovadora, onde deliberadamente se explora o registo da obra de um pintor perfeitamente localizado no seu tempo, em diálogo com as potencialidades do design gráfico contemporâneo.

AIDFM, 1999

CLIENTE: AIDFM

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão e José Brandão


Resumo

Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina

Sinalização do Instituto de Microcirurgia Ocular, 1999

CLIENTE: Instituto de Microcirurgia Ocular

PRODUÇÃO: Design Kit

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão e José Brandão


Resumo

Na sequência da linha gráfica concebida para este Instituto, foram sinalizados os espaços interiores do piso 3 da Torre F nas Torres de Lisboa.
Em 2004 foi colocado o símbolo luminoso no cimo do prédio e foram realizadas a sinalização no exterior e interior dos consultórios na base da Torre C.
Em 2006 foi renovada a sinalização do piso 3 da Torre F, onde são as cirurgias, blocos operatórios e quartos.

Instituto Cardiovascular de Lisboa, 1998

CLIENTE: Instituto Cardiovascular de Lisboa

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette e José Brandão


Resumo

D. Fernando II e Glória, 1998

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal


Resumo

Ourivesaria, 1998

CLIENTE: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva / Museu-Escola de Artes Decorativas Portuguesas Autor Leonor d’Orey

FORMATO: 23,5x28cm

FOTOGRAFIA: PH3 / Manuel Silveira Ramos

PRODUÇÃO: Textype e Printer

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Teresa Olazabal Cabral


Resumo

Por iniciativa de Maria João Bustorff, na altura presidente da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, decidiu­-se editar um conjunto de publicações sujeitas a um projecto gráfico coerente, com duas orientações principais: uma referente a catálogos das colecções do Museu, outra para as edições relativas à investigação e ao restauro.
O livro aqui referenciado pertence à primeira categoria.
Este trabalho inclui a descrição das peças mais representativas da colecção de ourivesaria do Museu e ainda uma listagem de marcas da prata, um glossário da simbologia heráldica e um complemento com as fichas identificativas e respectivo registo fotográfico de todas as peças da colecção.

Instituto de Microcirurgia Ocular, 1998


Resumo

Sinalização Instituto Cardiovascular de Lisboa, 1998

CLIENTE: Instituto Cardiovascular de Lisboa

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Sinalização de espaços interiores realizada para o Instituto Cardiovascular de Lisboa no piso 2 da Torre F. Torres de Lisboa.

Bule Tiago, 1998

PRODUÇÃO: Cerâmicas São Bernardo, Alcobaça

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Concebido em esboço como parte de um serviço de chá, foi desenvolvido em modelo de gesso e editado em faiança. Mais tarde, dois bules fizeram parte de um objecto com um expositor intitulado “no poleiro” que figurou na Experimenta Design’99 em Lisboa e na Primavera do Design em Barcelona.
Um bule, esteve exposição A Identidade do Desenho, Casa da Cerca em Almada 2014.

Jogos Matemáticos Tio Papel , 1997

CLIENTE: Francisco Aranda, Tio Papel

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Inventados pelo professor de matemática Francisco Aranda e desenhados por Salette Brandão, destinam-se a complementar a aprendizagem através do treino do cálculo matemático, cobrindo as matérias dos vários ciclos de ensino a partir dos 5 anos.
Medalha de Ouro do “Salon International des Inventions” em Genève 2000.
Desde 1997 até à actualidade, foram editados os jogos: Comprimentos e áreas, Cubos: medir é comparar, Multiplicação, Divisão, Expressões numéricas, Frações equivalentes, Números negativos, Operações com polinómios, Funções, Calculus, Primus, 24 A e 24 B e Trigonometria. Além destes foram ainda criados o jogo da Fomação Cívica e o jogo Branco adaptável a qualquer matéria.

Pode adquirir jogos matemáticos através do site:
www.tiopapel.com

Sinalização do Governo Civil de Lisboa, 1997

CLIENTE: Governo Civil de Lisboa

PRODUÇÃO: Design Kit

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Quando o Governo Civil de Lisboa foi equipado com o novo sistema para emissão de passaporte electrónico foi feita a sinalização interior das instalações na Rua Capelo.

Caixa e Jarra João & Justine, 1997

PRODUÇÃO: Cerâmicas São Bernardo, Alcobaça

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Faianças com vidrados mate.
Fizeram parte das exposições Design aus Portugal em Frankfurt 1997 e A Identidade do Desenho, Casa da Cerca em Almada 2014.

Lalique: Jóias, 1997

CLIENTE: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu

FORMATO: 23x30cm

FOTOGRAFIA: Catarina Gomes Ferreira, Margarida Ramalho e Carlos Azevedo

PRODUÇÃO: Textype e Printer

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Teresa Olazabal Cabral


Resumo

O conjunto arte nova de jóias, objectos de arte, vidros e desenhos de René Lalique, adquirido por Calouste Gulbenkian, constitui um dos núcleos mais coerentes do Museu.
O livro, que acompanha a exposição permanente do Museu, divide-se em duas partes: a primeira, introduzindo vários textos científicos; a segunda, apresentando o catálogo descritivo e analítico das jóias e desenhos.
Parte essencial da obra foi a reprodução fotográfica de todas as peças, executada com equipamento fotográfico digital adquirido na altura pela FCG, constituindo este registo uma etapa quase experimental, pela novidade do sistema, na época.
Todo o processo, que se revelou delicado, foi acompanhado, atendendo a que as peças, pela sua natureza e materiais, não tendo estabilidade cromática, apresentavam diversas alterações dependentes da incidência da luz. A qualidade e resolução do digital foram adequadas à impressão em papel. Foi também importante o acompanhamento das fases de tratamento de imagem e pré-impressão, bem como da impressão final.

Tapetes, 1997

PRODUÇÃO: Tapeçarias Ferreira de Sá

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Desenho feito em computador
em 1997 realizado em cinco variantes
para diferentes espaços: casa em Colares,
administração da Oniway 2001 e novo
desenho para quarto de criança em 2010.

Rad X 100, 1997

CLIENTE: ITN Instituto Tecnológico e Nuclear | Dep. Física

PRODUÇÃO: ITN Instituto Tecnológico e Nuclear | Dep. Física Molde e injeção: Simofe, Santa Iria de Azoia

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Dosímetro digital de raios X e radiação Gama de características profissionais destinado a uso pessoal.
O aparelho é constituído por mecanismo e pilha de lítio contidos numa carcaça de ABS com clip para se segurar. Produzido em duas cores: azul escuro e rosa.
Comercializado por ITN.
Molde e injeção: Simofe, Santa Iria de Azoia
Embalagem e instruções: Textype
Foi exposto pelo ICEP na Primavera do Design Barcelona’ 97.

100 anos do Cinema, 1996

CLIENTE: ctt – Correios de Portugal


Resumo

O Mundo de Ruben A., 1996

CLIENTE: Nicolau Andresen Leitão/Assírio & Alvim

FORMATO: 24x31cm

PRODUÇÃO: Textype, Poliprinter e Printer

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Teresa Olazabal Cabral


Resumo

Ruben A. é o nome de autor usado por Ruben Alfredo Andresen Leitão (1920-1975).
Nos anos 60 Ruben A. publica O Mundo à Minha Procura, uma obra de carácter autobiográfico em três volumes. O que o filho, Nicolau A. Leitão, propõe é uma revisitação desse trabalho, com uma estruturação literária realizada por Liberto Cruz e ampliada em torno do conjunto de documentos gráficos e fotográficos da vida e obra de Ruben A.
Foram caracterizados graficamente de forma a serem perceptíveis intuitivamente os três tipos de textos que compõem a obra: da autoria de Ruben A., depoimentos de outros autores e da autoria do narrador, para além de títulos, subtítulos, legendas e notas.
Resulta assim uma fotobiografia organizada em 6 capítulos.

Faculdade de Medicina UL, 1996

CLIENTE: Faculdade de Medicina

PRODUÇÃO: A&L

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Os Principais Antecedentes da Faculdade de Medicina de Lisboa são descritos no hall de entrada assim como o Juramento de Hipócrates graficamente representados em duas paredes opostas que foram projectadas com painéis compostos por elementos de três cores de "corian" gravado (do computador á fresa) e montados em diferentes planos.
Na mesma altura foram aplicadas de forma destacada as letras de fachada e os símbolos da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Medicina.

O Cinema Português Nunca Existiu, 1996

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

FORMATO: 24x24 cm

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Teresa Olazabal Cabral


Resumo

CTT – Correios de Portugal, 1995

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Paulo Ramalho


Resumo

O briefing para o projecto apontava o "mensageiro a cavalo" como uma iconografia a preservar. Mantendo alguma relação com as anteriores referências visuais da empresa. O logotipo redesenhado e criado digitalmente numa versão cuidada, articula-se com o símbolo – o cavalo salta sobre as primeiras letras, estabilizado por uma horizontal fina ao nível da base.
Foi também definido um Manual de Normas, prevendo várias situações e utilizações (aplicação em papelaria, cartões de identificação, sinalética, bandeira, lojas, viaturas e publicações).
Por decisão da administração, o retorno da sigla CTT foi adoptada numa segunda versão.

FRESS, 1994

CLIENTE: Fundação Ricardo Espírito Santo

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Paulo Ramalho


Resumo

Fundação Pro Dignitate, 1994

CLIENTE: Maria de Jesus Barroso

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão e José Brandão


Resumo

Faculdade de Medicina UL, 1994

CLIENTE: Faculdade de Medicina

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão e José Brandão


Resumo

Imagem visual foi inicialmente utilizada em impressos, publicações e para assinalar algumas instalações da Faculdade dentro do edifício também do Hospital de Santa Maria.
No manual de normas gráficas foram indicadas as fontes "souvenir" para caracterizar o nome da Faculdade e "palatino" para texto, moradas e nomes associados à imagem.
Em 1996 foram colocadas as letras de fachada.
Em 2014 foi projecto dos mesmos autores a remodelação desta imagem de forma a manter a identidade de uma forma actualizada e simplificada.

Tio Papel, 1994

CLIENTE: Tio Papel

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Branão


Resumo

Imagem visual para Papelarias | Livrarias actualmente com lojas em Castro Verde, Albufeira, Loulé, Almancil, Lagos, Armação de Pêra, Silves,Portimão, Barreiro e Sacavém.
Editora de Jogos Matemáticos Tio Papel inventados por Francisco Aranda e design de Salette Brandão

Dançaram em Lisboa 1900-1904, 1994

CLIENTE: Lisboa 94, Capital Europeia da Cultura

FORMATO: 23x30cm

PRODUÇÃO: Textype, Grafiprint e Printer

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Teresa Olazabal Cabral


Resumo

Este livro assume uma forma de dicionário, reunindo informação
outrora dispersa sobre todos os grupos
e companhias de dança estrangeiros
que haviam actuado em Lisboa, entre 1900 e 1994.
O desafio colocado neste projecto incidiu principalmente na necessidade de compilar e comunicar de forma eficaz um conjunto muito denso de informação, apresentando-a de forma codificada, apreensível, ordenada e de fácil consulta.
Cada entrada apresentava uma determinada sequência de dados para cada um dos temas, nome da companhia, número de ordem, ano, local das actuações, datas, obras, coreógrafos, músicos, artistas plásticos, bailarinos, críticas...
Foram criados símbolos e conjuntos de cores consoante as diversas categorias e um diagrama explicativo, de modo a facilitar a consulta dos vários índices remissivos e das 434 entradas, apresentadas por ordem cronológica.

Instituto Vascular de Lisboa, 1994

CLIENTE: Professor Dr. J. Fernandes e Fernandes

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette e José Brandão


Resumo

Tampas para contentor, 1993

CLIENTE: Plásticos de Santo António, PSA , Leiria

PRODUÇÃO: Plásticos de Santo António, PSA , Leiria

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Um problema apresentado por António Ritto, fabricante foi considerado um desafio interessante neste projecto: partindo de um contentor existente, que tivera um grande investimento no molde, possibilitar ter várias funções consoante o design da tampa: Assim foram concebidas tampas com possibilidade de movimentos diferentes e aros para o contentor de roupa ou lixo, assim como um sistema de pedal.

Teatro Nacional de São Carlos, 1992

CLIENTE: Teatro Nacional de São Carlos

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão e José Brandão


Resumo

Festival Internacional de Teatro, 1991

CLIENTE: António Lagarto / SEC – Direcção-Geral de Acção Cultural

FORMATO: 60x85cm [Cartaz]

PRODUÇÃO: GIR

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão, Salette Brandão e Nina Barreiros


Resumo

O Festival Internacional de Teatro inicia-se em 1991, sob a direcção de Yvette Centeno e direcção artística de António Lagarto, decorrendo em três cidades (Lisboa, Porto e Évora), com a participação de diversas companhias nacionais e estrangeiras.
Foi criada a imagem global do evento, com as palavras “festival” e “teatro”, rodeadas de pequenos círculos simulando as luzes do palco, sobre a palavra “internacional”.
Nos três cartazes, para além da imagem simbólica, avulta uma ilustração, que varia em cada ano. Elemento comum é sempre a ideia de representação e de recriação do real – o espaço artificial com que o teatro pretende reinventar a vida, introduzindo o público numa realidade simbólica.
O cartaz de 1992 vem a ser escolhido pela União Postal Universal para integrar uma emissão filatélica sob o tema “A Arte do Cartaz”.

Teatro Nacional D. Maria II, 1990

CLIENTE: Ricardo Pais e António Lagarto / Secretaria de Estado da Cultura

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Salette Brandão


Resumo

O símbolo apresenta um desenho geometrizado do frontão e colunas com as proporções trabalhadas no sentido de lhe aumentar a força de impacto visual. O logotipo utiliza a fonte “Albertus”, influenciada por inscrições romanas e desenhado por Berthold Wolpe nos anos 30.
Uma outra versão de símbolo TN e com o mesmo logotipo foi aplicada na parede do bar do teatro e usada nalguns impressos iniciais, que eram destinados a utilizar na companhia em itinerância.
A imagem desenhada, incluindo toda a papelaria e material de comunicação, foi sendo adoptada pelas diversas direcções do Teatro após a saída de Ricardo Pais, desde Agustina Bessa-Luís até Carlos Avilez, tendo sido substituída por outras até à direcção de Diogo Infante que acordou com JB regressar à imagem antes estudada, junto com a elaboração de um Manual de Normas, já em formato digital.

Na rota dos navegadores portugueses, 1990

CLIENTE: Michael Teague / Fundação Calouste Gulbenkian

FORMATO: 23x28cm

FOTOGRAFIA: Michael Teague

PRODUÇÃO: Printer

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

Michael Teague era um jornalista
e fotógrafo de origem britânica,
nascido na Índia que viajou por
todo o mundo onde os portugueses estiveram.
O vasto património cultural construído em quatro continentes, entre os séculos xv e xvii, está assim registado em milhares de fotografias.
Surge a ideia de um livro, para além
de uma exposição itinerante.
Por opção, escolhem-se fotos a preto-e-branco e a cores apenas para os separadores dos capítulos.
O livro foi impresso numa máquina de seis cores.
As fotografias a preto-e-branco foram impressas a partir de selecção de cores, mais uma quinta cor creme nos fundos, e uma sexta cor preto em sobreposição com o preto obtido por quadricromia. O acompanhamento de todo o trabalho técnico foi essencial (lição de Sebastião Rodrigues) para evidenciar as características do projecto gráfico. Realizaram-se exercícios de calibração da quinta cor, mediante a intensidade da impressão, para garantir a qualidade e uniformidade em toda a obra.

Cartão de Boas Festas FCG, 1989

CLIENTE: Museu Fundação Calouste Gulbenkian

FORMATO: 15x21 cm, 10x21 cm [pop-up fechado] 11x13 cm

FOTOGRAFIA: Reinaldo Viegas

PRODUÇÃO: Filográfica

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

Cartões de Boas Festas, com imagens do “Livro de Horas” do Mestre de Jouvenel des Ursins, da colecção do Museu Gulbenkian, em que a respectiva temática religiosa, se adequava ao objectivo natalício. Foram isoladas algumas figuras iconográficas e decorativas, referentes à Visitação, Adoração dos Magos e Apresentação no Templo, criando um objecto adequado à mensagem natalícia, mas animado por uma estratégia gráfica actual. Há uma segunda série de quatro cartões em que foi criada uma modelação tridimensional (pop-up).

Embalagens para líquidos , 1989

CLIENTE: Plásticos de Santo António, PSA , Leiria

PRODUÇÃO: Plásticos de Santo António, PSA , Leiria

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Em polietileno produzidas por insuflação para capacidades 1, 2, 4 e 5 litros. Em diferentes cores conforme os produtos a que se destinam.

Portugal na Abertura do Mundo, 1989

CLIENTE: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses

FORMATO: 29,5x22cm

FOTOGRAFIA: Paulo Cintra e Laura Castro Caldas

PRODUÇÃO: Textype, Grafisseis e GIR

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão e Nuno Vale Cardoso


Resumo

Vasco Graça Moura assume em 1988 a presidência da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses tendo jb, sido convidado, para desenvolver este projecto.
O objectivo foi criar uma exposição itinerante, acompanhada de uma brochura.
Foram acompanhadas durante ano e meio as várias etapas de investigação, de constituição de um arquivo de imagens e de elaboração dos respectivos textos, sob orientação dos Comissários.
Com a coordenação de Francisco Faria Paulino foi desenhado o projecto da exposição para quatro núcleos temáticos:
A Idade dos Mundos Fechados, O Sentido dos Descobrimentos, A Cultura dos Descobrimentos, O Encontro dos Mundos.
O catálogo, com 92 páginas, utilizou muita da iconografia presente na exposição e foi produzido em múltiplas línguas além do português. A exposição foi apresentada em dezenas de países em todos os continentes.

Para Casa de Banho, 1988

CLIENTE: Prémio Oliva

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

1ª Menção Honrosa no Concurso Casas de Banho '88.

Fundação Oriente, 1988

CLIENTE: Fundação Oriente

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

O projecto original incluía um símbolo e um logotipo e por opção do cliente a imagem visual concentrou-se no uso de uma tipografia e cor adequadas.
Foi escolhida a fonte “Optima”, uma letra de inspiração latina, em que as hastes
e pernas se alargam subtilmente, como que simulando as patilhas (sugerindo vagamente um registo caligráfico oriental). À letra R foi retirado intencionalmente a haste vertical.
A cor escolhida foi um vermelho-escuro, bordeaux, conseguindo assim uma caracterização de logotipo.

Apartados, 1988

CLIENTE: CTT – Correios de Portugal

PRODUÇÃO: POLIUR

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Material poliuretano rígido, resistente ao vandalismo e intempéries.
Módulos de dez apartados com o desenho de duas portas justapostas cujo relevo e textura geométrica e gradual pretende criar um subtil sentido de movimento.
Em produção desde 1988 em várias cores.
Exposto pelo ICEP na Primavera do Design em Barcelona’ 97

Queda e Ascensão da Estética Clássica, 1987

CLIENTE: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu

FORMATO: 40x21cm (aberto); 10x21cm (fechado)

PRODUÇÃO: GIR

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

A ideia de desdobráveis informativos que podem funcionar também como pequenos cartazes é criada na Fundação Calouste Gulbenkian por Sebastião Rodrigues, nomeadamente na divulgação de actividades dos Serviços de Acção Cultural.
Aqui trata-se de apresentar um conjunto de cinco conferências de Manuel Rio-Carvalho.
Não há imagens propostas pelo cliente. José Brandão vai usar duas cabeças, numa se reconhecendo uma figura do período clássico, noutra a espiritualidade da época medieval. A dobragem normal do folheto permite obter as duas faces em complemento ou as mesmas individualizadas. É a dualidade do tema que está traduzida na estratégia gráfica – o rigor e o naturalismo da cultura clássica e a emotividade e idealização espiritual medieval.
Este terá sido um projecto económico (impresso a duas cores, castanho e cinzento), questão que é sempre relevante para JB, mesmo quando as condições do orçamento se apresentam mais favoráveis.

Embalagens, 1986

CLIENTE: Laboratório de aplicação de plásticos, Companhia Nacional Petroquímica E.P.

PRODUÇÃO: Plásticos de Santo António, PSA , Leiria

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Embalagens com sistema de garantia de produto até à primeira utilização. Originalmente desenhadas para tintas e betumes, têm tido diversas aplicações como utilização para alimentos devido á sua boa estanqueidade.
Fabrico por injeção em polietileno, com capacidades de 0,5, 1, 2,5 e 5 litros. Patente do fabricante.

Agenda Lalique, 1985

CLIENTE: Museu Fundação Calouste Gulbenkian

FORMATO: 18x19 cm

PRODUÇÃO: Gris Impressores e Litografia de Portugal

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

A Agenda Lalique, lançada na sequência das actividades comemorativas dos 25 anos da Fundação Calouste Gulbenkian, trata-se de um objecto de prestígio que procura corresponder graficamente à importância da colecção exposta no Museu.

Configurou-se uma “agenda perpétua”, sem marcação dos dias da semana, permitindo uma flexibilidade temporal, em sintonia com os objectivos da administração em utilizar este objecto como oferta de cortesia. Foram utilizadas 4 cores de selecção nas fotografias, 1 cor directa para parte do texto, e 2 cores directas para os fundos das imagens que procuram com elas contrastar.

Fundação Calouste Gulbenkian / 1956-1981, 25 anos, 1983

CLIENTE: Fundação Calouste Gulbenkian

FORMATO: 16,5x24cm

PRODUÇÃO: Raul da Vaza e Novotipo

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

A realização deste projecto, comemorativo dos 25 anos da Fundação e lançado em Fevereiro de 1983 no dia da inauguração do Centro de Arte Moderna (20 de julho de 1983), prolongou-se por ano e meio, dada a complexidade e multiplicidade da informação recolhida e tratada.
O conjunto de dados a inserir nos diversos capítulos da obra – texto, imagens, legendas, gráficos – foi articulado, dando unidade à diversidade, tendo como base um estudo prévio e um conhecimento profundo da instituição, com vista a um resultado com o grau de dignidade e de qualidade requerido.
A capa é desenhada a partir de um pormenor do painel Começar, de Almada Negreiros, situado no átrio do edifício-sede da Fundação. A intrincada composição geométrica atribui a este painel um carácter de abstracção formal, cujo conceito foi utilizado, variando os temas, nos separadores de cada capítulo.

Mobiliário Aranda , 1983

CLIENTE: Pedro S. Pires Lda

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Linha de mobiliário escolar compatível com as medidas de crianças de várias idades. Foram feitos estudos ergonómicos e testes de resistência. Devendo ser também destinado à exportação este mobiliário foi concebido de forma modular e em kits de fácil montagem.
Estes móveis não chegaram a ser produzidos tendo os estudos e o projeto passado por várias fases de protótipo.

Por este Rio Acima, 1982

CLIENTE: Fausto / Sassetti

FORMATO: 31x31cm (LP vinil)

FOTOGRAFIA: João Castel-Branco

PRODUÇÃO: Sassetti

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

Baseado no relato da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, este foi o terceiro projecto que José Brandão realizou para Fausto, em que lhe foi confiada inteira liberdade interpretativa.
Trata-se de uma ilustração feita a écoline (para capa e contracapa numa imagem única) representando o perfil de Fernão Mendes Pinto, cujos cabelos ondulam ao vento marítimo, numa referência/homenagem ao Bob Dylan desenhado em 1971 por Milton Glaser, embora numa narrativa mais elaborada, povoada de monstros marinhos, aeronaves, caravelas, peixes voadores, o “delírio dos céus” ou “a fúria do barlavento”...
Elementos surrealizantes, oníricos e fantásticos, numa linguagem lírica e de grande rigor semântico, facilmente identificáveis nas canções dos discos onde se sente uma relação com o conteúdo.

B2 Atelier de Design, 1982

CLIENTE: os próprios

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão e José Brandão


Resumo

Imagem criada para o atelier de Salette e José Brandão que funcionou na Rua de São Caetano durante nove anos e na Rua Pau de Bandeira até ao ano 2000. Quando da mudança para as actuais instalações na Av. Infante Santo, esta imagem deixou de ser usada e foi substituída pela actual, menos personalizada, uma vez que aumentou o papel de outros designers e colaboradores do atelier nomeadamente do filho do casal João Brandão.

INESC, 1980

CLIENTE: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Bradão


Resumo

O INESC era na altura uma associação privada sem fins lucrativos, dedicada à educação, investigação científica e consultoria tecnológica, promovendo o desenvolvimento da cooperação entre os mundos académico e empresarial.
O símbolo é constituído com letras que se assemelham formalmente a um circuito electrónico impresso, alfabeto Futura, desenhado a partir de uma estrutura ortogonal,
onde se inserem diagonais a 45 º.
Nos anos 90 foi feito um manual de normas gráficas da imagem visual que acabou por nunca ser entregue ao cliente por não se ter conseguido concretizar esta relação.

Kilas o Mau da Fita, 1980

CLIENTE: José Fonseca e Costa

PRODUÇÃO: Manuel A. Pacheco

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

“Kilas”, de José Fonseca e Costa, é um filme popular de alta qualidade. O argumento aborda a marginalidade “português suave” de uma Lisboa noctívaga e boémia, no tempo do regime de Salazar. Trata com humor amargo uma sociedade cujo comportamento sublinha, nas noitadas e no pequeno contrabando, o desencanto dos tempos cinzentos do fascismo português.
Vale-se aí da caracterização de um actor talentoso como Mário Viegas, marialva medíocre – um chulo que tanto explora a amante como a avó, de cabelo puxado a brilhantina, bigode fino e fatiotas espalhafatosas, artefactos com que compensa a sua fragilidade geral. A música de Sérgio Godinho é outro dos elementos característicos que pontua os momentos chave da narrativa.
O cartaz de José Brandão insere as personagens principais numa moldura oval (evocação dos retratos da família pequeno-burguesa) aberta sobre um fundo negro.
O genérico e outro material de promoção tal como a capa de disco LP são também desenhados por J.B.

Mobiliáro Gamstyl, 1980

CLIENTE: Pedro S. Pires, Lda.

PRODUÇÃO: Pedro S. Pires, Pinheiro de Loures

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

O Mobiliário Gamstyl, de concepção Belga, foi fabricado em Portugal maioritariamente para exportação. A linha de mobiliário de escritório em madeira com acabamentos em termolaminado ou folheado era caracterizada por um elemento de ligação em alumínio.
Salette Brandão trabalhou entre 1979 e 1985 em projectos especiais que complementaram a produção tais como mesas de reunião, secretárias para computadores, estantes, blocos de gavetas etc.

Ninguém, 1979

CLIENTE: Ricardo Pais/ Os Cómicos

FORMATO: 41x68cm

PRODUÇÃO: Manuel A. Pacheco

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

Ninguém é o título dado por Ricardo Pais, à peça teatral de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, na sua representação em Lisboa pelo grupo Os Cómicos.
A encenação de Ricardo Pais intenta introduzir no contexto português pós-25 de Abril as marcas da inovação e da contemporaneidade, colhidas da sua experiência londrina. José Brandão acompanha-o nessa “aventura”, tanto mais extraordinária por trabalhar sobre um texto clássico de 1843, marcado por uma grande inquietação e drama entre o mito português do sebastianismo
e uma transgressão involuntária em torno da moral e dos costumes.
O cartaz de JB procura traduzir, numa ilustração dramática executada após ter assistido a vários ensaios, que interpreta a ideia de Ricardo Pais. Sombras alongadas, sangue no corpo caído da personagem trespassada, horizontes longínquos, a porta como transposição para a tragédia familiar – alegorias gráficas do texto clássico e da sua leitura contemporânea.

Óculos para ver cinema em 3D , 1978

CLIENTE: António Cunha Teles, Animatógrafo

PRODUÇÃO: Marimoldes

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

A fim de serem usados no cinema Monumental, em Lisboa, quando do filme “Carne para Frankenstein”, os óculos em polipropileno aproveitam as propriedades do material para serem fabricados numa única operação. Montagem de lentes lentes de material polaroid importado pelo cliente. Produzidos em 4 cores e assinados: design Salette Brandão.

Mesa de pinho, 1977

CLIENTE: Teresa Amado / Loja 6

PRODUÇÃO: Cebalar

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Mesa de trabalho desmontável com tampo de dimensão igual à largura da estrutura de pernas que se cruzam por encaixe, para fácil arrumação e transporte.
O tampo é composto por diversas réguas de pinho unidas por linguetas de mogno.

Mesa de jardim, 1977

CLIENTE: Teresa Amado / Loja 6

PRODUÇÃO: Cebalar

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Mesa de jardim em pinho desdobrável de fácil montagem e arrumação rebatida.
O mesmo sistema de pernas e ferragens foi aplicado a mesas rectangulares e redondas.

O Triunfo dos Porcos, 1976

CLIENTE: Editora Perspectivas & Realidades

FORMATO: 12,5x18,3cm (livro) / 30x42cm (cartaz)

PRODUÇÃO: Gris Impressores

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

A Perspectivas & Realidades é criada em Lisboa, em 1975, num Portugal em grande e natural agitação política e cultural.
A obra de George Orwell inaugura os lançamentos da P&R numa nova edição, justamente por representar uma alegoria política adequada às intenções programáticas da editora.
A capa deste livro é um desenho de um porco ameaçador em atitude militar, de chicote numa das mãos e um dos braços erguido (punho fechado, saudação nazi?). É verdadeiramente uma leitura expressiva do inquietante universo de Orwell. A capa do livro foi também o tema para um cartaz desdobrável.

Talher Corticeiro, 1976

CLIENTE: Teresa Amado / Loja 6

PRODUÇÃO: Tomás Franzina, Azaruja

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

O talher corticeiro foi desenvolvido em estreita colaboração com o artesão Tomás Franzina, de uma família de Azaruja que produzia machados e facas corticeiras.
O objectivo era serem vendidos na Loja 6,
dedicada objectos de design, em Lisboa.
Numa altura em que as importações
foram limitadas, este talher de aço inox,
com cabos de madeira de oliveira ou
de azinho, esteve em produção durante
cerca de 5 anos, numa pequena oficina
onde a qualidade dos detalhes
e acabamentos foi sempre cuidada
de uma forma exemplar.
Inicialmente com 6 peças e embalagem
de serapilheira, foi também aperfeiçoado
e aumentado em subsequentes edições.

Coro dos Tribunais, 1975

CLIENTE: Orfeu / Arnaldo Trindade & C.ª

FORMATO: 31x31cm (vinil)

FOTOGRAFIA: Martin Slavin

PRODUÇÃO: Solito

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

Aceitando o desafio de José Afonso para dar expressão visual ao seu disco, na altura a ser gravado em Londres, JB assume uma dominante plástica no design, através de duas ilustrações que ocupam a frente e o verso.
Trata-se de uma representação gráfica com um desenho feito à pena, com tinta-da-china e resultando num traço expressivo e minucioso.
O designer em Portugal era ainda visto como um sujeito neutro. JB começa aqui a romper com esse cinzentismo, ilustrando com vigor surreal as figuras sinistras dos juízes da ditadura (o “coro dos tribunais”) e a vulnerabilidade do próprio réu.

Festival Intermacional de Cinema, 1975

CLIENTE: José Vieira Marques, director do FICFF

FORMATO: 48 x 68 cm

PRODUÇÃO: Tipografia Lugo e Manuel A. Pacheco

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: José Brandão


Resumo

O Festival Internacional de Cinema decorria no casino da Figueira da Foz e apresentava normalmente filmes de qualidade, provenientes de cinematografias pouco representadas no circuito comercial português.
A partir do 5.º festival organiza-se uma estrutura de programa, com uma codificação alfanumérica e por cores, baseada em folhas soltas susceptíveis de serem distribuídas em cada exibição e coleccionáveis. Todos os anos se apresentavam soluções novas, marcadas por uma ironia pop e por uma linha que preservava a continuidade através da diferença.
A extensão do areal da Figueira da Foz são o cenário escolhido e fantasiado como imagem de marca dos sucessivos cartazes, recorrendo por vezes a referências cinéfilas.

Torneiras esmaltadas, 1975

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Torneiras para água fria e água quente.
Projecto de fim de curso.

Cama de Criança, 1975

PRODUÇÃO: Camaro, 1977

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Em faia e acrílico modelo desenhado
e executado por Salette Brandão
para o seu primeiro filho Tiago.
Com duas alturas de colchão permite
tratar do bebé sem se debruçar.
A criança pode ver claramente
o ambiente à sua volta sem grades.

Chávena, 1974

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: Salette Brandão


Resumo

Chávenas de porcelana de dupla parede.